sábado, 25 de maio de 2013

Sobre os playgrounds

Pode parecer sem sentido ocupar o blog com um comentário sobre os playgrounds (nossos parquinhos). Mas, assim como o serviço de transporte publico me chamou a atenção (e expressei isso postando aqui no blog), também a quantidade de playgrounds e a qualidade dos equipamentos também chamam a atenção.












As fotos acima são dos três playgrounds que existem aqui no complexo onde moramos. Estamos alugando um aparamento no Summit Hills, que foi construído e é administrado pela Southern Management Corporation. Trata-se de uma companhia privada que almeja lucros. Isso poderia nos levar a pensar (como brasileiros) que a qualidade dos equipamentos estivesse ligada ao fato de ser algo privado e não publico. É o nosso dilema no Brasil de acreditarmos que as coisas publicas são sempre as piores (vide educação, saúde, transporte, etc). Porém, como pode ser visto nas fotos abaixo, a qualidade dos equipamentos dos playgrounds públicos é igual ou superior ao das empresas privadas. E a quantidade também impressiona. Em Silver Spring tem mais de 20 parques públicos e em todos tem playgrounds para as crianças brincarem.


As fotos abaixo mostram os equipamentos que estão disponíveis no Woodside Park, público.

Onde tem também espaço para jovens praticarem skate



Onde tem água potável publica.




As fotos abaixo são de um playground na Spring Street, menos de duas quadras do Woodside Park.









O espaço abaixo é em Tempe, AZ.



E as fotos abaixo são de um parque publico em Tucson, Arizona.




O que se percebe é que em todas as cidades que visitamos até agora, os espaços para crianças sempre são muitos e os equipamentos são muito seguros. Como pode ser notado, a estrutura dos brinquedos é feita com material super reforçado que aquenta as intempéries das mudanças de inverno (muito frio) e verão (muito quente). 
E pergunto-me: por que aqui eles constroem esses playgrounds com esse cuidado e em Porto Nacional os parquinhos são construídos com material de baixa qualidade e se acabam pouco tempo depois de construídos?
Aqui, certamente, existe o cuidado com a qualidade para evitar acidentes. E um acidente com um equipamento desses pode gerar um processo indenizatório muito sério. Então os fabricantes fazem o melhor para evitar o pior. 
Mas creio que também essa mentalidade, de fazer sempre o melhor que se pode, deve estar subjacente aqui. Não se concebe que se faça qualquer coisa de qualquer jeito. Deve-se sempre procurar fazer o melhor. 
Assim, o processo de inovação é constante e faz com que somente sobreviva no mercado os que fazem o melhor. 
Mas a preocupação com a segurança das crianças também é uma preocupação constante. Existe uma regra nacional de que um önibus escolar parado, não pode ser ultrapassado, como mostrado no video linkado. Ou seja, um önibus escolar para e abre uma placa de STOP. Então todos devem parar.  
E os motoristas de önibus escolares recebem treinamento especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário