domingo, 24 de fevereiro de 2013

Últimos preparos para iniciar uma viagem antropológica aos USA

Brasilia, 22 hs
Estamos em Brasilia desde sexta-feira. Nos despedimos de nossa casa em Porto Nacional, deixando-a nas mãos de Márcia Gomes e na vigilância de Washington Cavalcante.


Depois de tudo organizado, colocamos novamente a nossa velha amiga Parati na estrada. Como se fosse um cavalo amigo, ela parece gostar de estrada.


Passamos por Natividade para comprarmos doces para levarmos para nossos amigos americanos. Na oficina de Tia Naninha, compramos amor-perfeito.


Em Brasilia cuidamos para a compra das ultimas peças para preparar a viagem. E paramos para tomar um sorvete no gramado do Conjunto Nacional.


Antes de viajar, segui a sugestão do amigo prof. Raphael Pimenta, da UFT, e providenciei a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Desloquei-me de Porto Nacional para o Detran de Palmas levando os documentos solicitados por eles. Mas lá descobri que eu poderia ter feito isso na CIRETRAN de Porto Nacional.
O processo é bastante simples pois segue um convenção internacional e todos os motoristas com CNH em vigência podem solicitar a PID, pagando apenas a taxa de R$ 90,00. Não sei se vou dirigir nos USA, mas vou com condições legais para isso.

Agora que estamos prestes a embarcar (nosso voo esta previsto para amanhã as 22:40) reflito que essa preparação para a viagem e a experiência de passar seis meses em Washington tem algo semelhante ao processo de preparar uma viagem de campo para realizar pesquisas com um povo diferente. Assim como quando fui aos Apinaje pela primeira vez, agora também não domino plenamente a língua, mas a imersão me fará TER que aprender para poder entender o modo de vida deles e aprender seus códigos e saber viver entre eles minimamente bem. Tal como quando fui para a aldeia, agora também já se providenciou uma casa para nós habitarmos em Silver Spring (agora já temos um endereço lá, num conjunto chamado Summit Hills). Mas, enquanto na aldeia Apinaje essa moradia não custa nada, em Silver Spring haveremos que desembolsar o valor do aluguel, como é típico daquela sociedade (muito parecida com a nossa, claro!).
Mas temos a sorte de poder contar com a ajuda de alguns amigos. Não precisaremos comprar nem alugar mobilias. Até o proximo final de semana, Don e Barbara nos emprestarão camas, colchões, roupas de cama e mesa, cadeiras, coisas de cozinha, etc. Combinamos de eu e Don carregarmos essas coisas na caminhonete dele e levarmos para nosso apartamento. Até lá, ficaremos meio acampados no apartamento.

Um comentário:

  1. Poh Professor vigilância?! XD vou querer ração, banho e passeio todos os dias (brincadeira) XD na expectativa de receber "hot new" do frio infernal que está lá XD

    ResponderExcluir