domingo, 2 de junho de 2013

Sobre o comércio de rua em Washington

Uma das primeiras coisas a chamar a atenção aqui em Washington, quando chegamos, foi a quase inexistência de comércio ambulante. Nós que vivemos no Brasil, sabemos que a todo momento topamos nas ruas com comércios de todo tipo e, em muitos casos, de comerciantes que invadem espaços públicos (como as calçadas) e se instalam permanentemente ali.
Quem conhece o centro de Manaus, por exemplo, sabe como isso acontece. Em cidades como São Paulo (rua 25 de março) também temos esse comércio ambulante intenso.
Aqui também encontramos algum comércio ambulante, mas muito pouco. Como esse peruano que esta vendendo souvenirs ao lado do Old Post Office, no Federal Triangle, no centro de Washington. Aparentemente sem nenhum receio do 'rapa' chegar.
Ou esse comércio de camisetas, bonés e outros itens na esquina da Maryland Avenue com a 6 Street, bem no Mall.
Ou também a barraquinha de um senhor oriental que vende água, refrigerante, salgadinhos, bem ao lado do American Indian Museum.

Mas existe comércio bastante grande de comida na rua. Abaixo, em frente a uma estação de metrô, também no centro de Washington, diversos trailers atendem os trabalhadores dos edifícios próximos (e transeuntes) com diversos tipos de comida.


Desde o picolé, que aqui é chamado de ice in stick, cuja tradução é sorvete no palito. Esse é costume também em São Paulo, onde temos sorvete de massa e sorvete de palito.

Em dia de sol quente, como dia 01 de junho de 2013, diversos sorveteiros ficam a postos no Mall, bem próximos do Museu Aero Espacial, o mais movimentado.

Mas em frente a estação tem também comida indiana

E os kabo's, espetinhos

Ou comida francesa


A escolha fica ao gosto do freguês (costumers, como se fala aqui).


Nenhum comentário:

Postar um comentário